Breve contexto histórico de Reggio Emilia

03/05/2012 20:48

Reggio Emilia

 

 

            A cidade italiana de Reggio Emilia, capital da província de mesmo nome, no norte da Itália, tornou-se conhecida em todo o mundo pela qualidade da educação que oferece às suas crianças pequenas. Após a segunda guerra mundial, muitas famílias se viam preocupadas em reorganizar o espaço da escola para seus filhos pequenos. As cidades italianas tinha sido arrasadas pela guerra, o cenário era devastador,fome, destruição.  Iniciava um movimento cooperativo de pais, educadores e a sociedade em geral se uniram na  luta para a construção desses espaços. Comovidos por um movimento de militância e apoiados por educadores, a experiência de Reggio Emilia começou a florescer.

            Loris Malaguzzi, foi o criador e um dos porta-vozes mais reconhecidos do projeto educacional de Reggio Emília .Quando ficou sabendo do movimento correu de bicicleta para o Vilarejo de Villa Cella que faz parte  de Reggio Emilia. Palavras de Malaguzzi sobre como começou a Reggio Emilia:

 

[...]as pessoas haviam decidido construir e operar uma escola para crianças pequenas . Esta ideia pareceu-me incrível ! Corri até lá em minha bicicleta e descobri que tudo era verdade.[...]

                                                               Malaguzzi ,Loris .pág. 60. 1999.

 

            Malaguzzi constituiu um princípio de ensino sem as disciplinas formais onde todas as atividades pedagógicas seriam desenvolvidas por meio de projetos, incentivando a criatividade e o aprendizado das crianças. A criança não é apenas reprodutora de cultura, mas produtora e autora de seu próprio desenvolvimento. 

 

 

Alunos(a):  Adriana Ramos, Aline Clara, Ana Maria da Silva, Aurea Nogueira, Catia Basílio, Tatiane Ferreira.

Turma: A

Disciplina: Didática/ Professor: Rogério Correia da Silva.

 

 

Site para visita: http://www.reggiochildren.it (Rede Reggio Children)